
-
Arquitetos: hé! architectuur
- Área: 342 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Tim Van de Velde
-
Fabricantes: Léém

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na década de 1990, Marc e Ann compraram uma casa "estilo fazenda" em Pajottenland, Bélgica. Suas duas filhas cresceram na casa. Tanto Marc quanto Ann trabalham no setor social.




Eles procuraram a Hé! com o pedido de renovar sua casa de maneira sustentável. A casa e sua localização têm um forte valor sentimental para o casal. Eles esperam envelhecer ali. Apesar da localização em um cenário montanhoso, a conexão com a natureza havia se perdido, e seu principal objetivo era restabelecê-la. Sonhavam com uma casa aberta, centrada em torno de um fogão de barro. O processo de renovação foi profundamente coletivo, envolvendo muitos amigos e familiares ao longo do caminho.

A princípio, renovar uma "casa rural" flamenga típica não parecia muito desafiador para a Hé!. Esse tipo de casa domina a paisagem local, não atende aos padrões de energia atuais e geralmente não é considerada uma arquitetura valiosa. Mas a Hé! rapidamente se interessou pela questão de qual seria o futuro desse tipo de habitação.



A equipe começou com uma análise crítica da organização existente da casa e sua desconexão com o ambiente ao redor. Os arquitetos escolheram abrir a casa para se afastar de sua organização tradicional. Sua abordagem focou na densificação, tornando a casa mais compacta. Os antigos quartos das filhas deram lugar a um jardim de inverno, cercado por uma espessa parede de terra batida. Graças à sua massa térmica, essa parede age como um buffer: em dias mais frios, a luz do sol aquece o jardim de inverno e a parede, irradiando calor para dentro; em dias mais quentes, a parede ajuda a manter o espaço fresco.

O antigo corredor e escritório se desdobram em uma nova sala de estar que se abre para o jardim de inverno. O antes generoso hall de entrada se torna uma aconchegante área de estar ao lado do fogão de barro, que substitui a antiga caldeira a óleo e agora fornece aquecimento central. A antiga garagem foi transformada na nova entrada. As paredes internas brancas agora estão finalizadas com um reboco de barro vermelho. No térreo, um quarto espaçoso e um banheiro compacto asseguram conforto e acessibilidade, tornando a casa ideal para todas as fases da vida.



































